Notícias

4/OUT /2013Saber identificar os sinais típicos da gripe evita complicações 

Febre, coriza, tosse, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sintomas típicos de gripe. O que alguns não sabem é que a gripe e a pneumonia têm alguns aspectos parecidos e ambos acometem as vias respiratórias. No entanto, muitas vezes é difícil identificar a diferença entre eles. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, mais de 680 mil pessoas foram internadas com pneumonia no SUS.

 

Apesar dos sintomas serem parecidos, a gripe e a pneumonia têm características distintas. De acordo com o infectologista Mauro Gomes, a pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões. Na maioria das vezes é causada por bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, como aqueles que provocam a gripe. “O vírus da gripe normalmente se manifesta em áreas localizadas na face e, algumas vezes, pode descer para o interior dos pulmões, especialmente em algumas situações em que há o comprometimento da imunidade do paciente. Por isso, é fundamental a prevenção da gripe para reduzir o número de mortes por pneumonia”, explica o especialista.

 

Vários tipos de vírus podem causar gripes e resfriados, e não é simples identificar qual deles se instala no organismo. De acordo com o médico, o vírus Influenza costuma ser o mais agressivo e o que causa os casos mais graves, que podem levar ao óbito. A pandemia pelo vírus Influenza A-H1N1 exemplifica bem esse fato e, nesses casos, a intensidade dos sintomas costuma ser maior. Para aliviar os multissintomas da gripe e resfriados, além do mal-estar causado por essas doenças, existem no mercado opções de medicamentos conhecidos como antigripais. “É preciso preocupar-se, também, com a higiene nesta fase dos primeiros indícios da doença, ou seja, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, evitar lugares sem ventilação e cobrir a tosse é essencial”, completa o médico.

 

O especialista alerta, ainda, que as pessoas que têm hipersensibilidade a algumas substâncias também sofrem mais, porque estão sujeitas às reações alérgicas, como, por exemplo, os intermináveis espirros e coceira na região nasal, por apresentarem rinite alérgica. “Por conta disso, é preciso ficar atento aos sintomas – um importante sinal de alerta é a presença de febre – e sempre procurar um especialista para saber como proceder”, ressalta.

 

 

 

 

 

Av. Nove de Julho, 803 • Centro • Assis - SP • Informações: 0800.771.6060

 


© Sistema São Vicente Prever - Assis SP

Desenvolvimento: Key Webmarketing