Tanatopraxia

 

O que é Tanatopraxia?

No que diz respeito à origem grega da palavra, tanatopraxia significa "o que se faz habitualmente diante da morte", isto é, quais as providências que se devem tomar frente ao fato ocorrido. Nos dias de hoje essa denominação representa a prática de uma técnica, já desenvolvida em outros países, utilizando meios modernos para a preparação de corpos humanos, vitimados das mais variadas formas de óbitos. Corresponde a aplicação correta de produtos químicos em corpos falecidos, visando a desinfecção e o retardamento do processo biológico de decomposição, permitindo a apresentação dos mesmos em condições surpreendentemente melhores para o velório.

A Tanatopraxia, realizada em ambiente equipado apropriadamente (Tanatório), é feita por técnicos habilitados e especialmente treinados (tanatopraxista). Tal treinamento é obtido em cursos promovidos pelo Centro de Tecnologia em Administração Funerária - CTAF em parceria com a Universidade Estadual Paulista, onde o Departamento de Anatomia do Instituto de Biociências da UNESP/SP coordena e ministra as aulas teóricas e práticas. Esses cursos de Extensão Universitária, com número limitado de vagas, destinam-se diretamente ao treinamento de diretores e agentes funerários, devidamente credenciados e registrados para tal fim.

O importante benefício social com a aplicação desta metodologia pode ser observado entre os tempos em que não se praticava a tanatopraxia e os dias de hoje. Na grande maioria das vezes, pode-se atender às necessidades que o cadáver requer, devido às condições de falecimento e "causa mortis", ou solicitações dos familiares, tais como a preservação por um tempo mais prolongado de velório, em condições ambientais normais, sem a necessidade de um sistema de refrigeração.

Para ma empresa continuar evoluindo e passar a oferecer este importante serviço à população é necessário possuir, além do dinamismo de seus Diretores, quatro ituens fundamentais, ao mesmo tempo:

Tanatopraxista - pessoa capacitada a fazer corretamente uma tanatopraxia;
Tanatório - laboratório para executar a técnica;
Equipamentos Adequados - aparelhagem e instrumentos apropriados;
Produtos Químicos específicos - necessários a higienização e conservação.

Profissionais especializados Sistemas Prever

Antonio Carlos Bernardes * Tanatopraxista º Formado na Universidade Estadual Paulista em 1997
Bruno Feres Garcia Lopes
* Tanatopraxista º Formado na Universidade Estadual Paulista 2007

Daniele Garcia Lopes * Tanatopraxista  º Formada na Universidade Estadual Paulista em 2010

Fernando Brito


Formados pelos Doutores:
Prof. Dr. Oisenyl J. Tâmega
Prof. Dr. Progresso J. Garcia



O Tanatório

 

Prof. Dr. Oisenyl J. Tâmega

Prof. Dr. Progresso J. Garcia

 

Continuando neste cativante tema, que é a Tanatopraxia, gostaríamos de salientar a rápida aceitação desta técnica pelos diretores e agentes funerários, além da própria população. Atualmente a população solicita que o corpo de seu ente querido seja preparado pela técnica de nome difícil. As empresas funerárias que não apresentam este serviço de higienização do corpo após a morte, pararam no tempo, estão sendo superadas e não têm contribuído com o processo diferencial e evolutivo do Setor Funerário.

Podemos hoje, mesmo em fase de consolidação da prática da Tanatopraxia, definir esta técnica como o silêncio da morte que traduz e reflete a vida.

 

Neste tópico, o assunto abordado diz respeito à sala destinada a prática da Tanatopraxia, a qual recebe o nome de Tanatório.

O primeiro ponto que devemos comentar, e não poderia ser diferente, o máximo de respeito ao ente recém falecido, tratando-o com todos os conhecimentos científicos aprendidos no curso de tanatopraxia.

 

Tanatório:

  • Não deve ser um ambiente escondido ou um cubículo da funerária, mas sim um local estrategicamente bem situado na empresa. Apesar de reservado e frequentado apenas pelos técnicos habilitados à prática da tanatopraxia, o tanatório merece ser o local de destaque da empresa funerária, devendo estar sempre limpo e higienizado.

 

 

 

 

 

Av. Nove de Julho, 803 • Centro • Assis - SP • Informações: 0800.771.6060

 


© Sistema São Vicente Prever - Assis SP

Desenvolvimento: Key Webmarketing